Publicado em

5 conselhos que os ricos oferecem, mas nem sempre seguem

Autores
  • avatar
    Name
    Rodrigo Peixoto
    Twitter

Receba orientações valiosas dos prósperos: 5 conselhos que as pessoas ricas oferecem, mas nem sempre seguem.

Educação

A busca por educação é primordial. Apesar das ressalvas, frequentar instituições educacionais ainda é um conselho relevante para a maioria, porem eu em particularmente não pensava desta forma, mas após tanto criar e fracassar, decidi que me garantir nos estudos e fazer as coisas acontecer com paciência e parar de correr atrás do dinheiro a todo custo, fornecendo um trilho seguro para o futuro. Embora não seja uma fórmula universal e não ofereça uma preparação completa para a realidade, a educação formal evita ficar para trás. Contudo, para os mais prósperos, as regras são diferentes. Como mencionado, abdicar da educação convencional só é sensato quando se dispõe de alternativas mais vantajosas. A elite entende que o sistema educativo está ultrapassado, oferecendo pouco além de networking e eventuais oportunidades. Entretanto, a educação dos herdeiros é uma narrativa separada. As opções variam entre instituições públicas, privadas e exclusivas, sendo estas últimas o terreno exclusivo dos verdadeiros magnatas.

Reduza seus gastos

Esse é o primeiro conselho que os ricos dão para aqueles que estão lutando financeiramente, mas aqui está algo que muitos não entendem completamente, você não está economizando seu caminho para um milhão de reais quando os menos privilegiados cortam, os ricos procuram onde podem adicionar, é uma mentalidade diferente você não pode simplesmente dizer a alguém para ganhar mais dinheiro se eles não entendem como o dinheiro realmente funciona, isso só vai confundi-los e deixá-los frustrados. Porém, você vê, você não pode realmente reduzir seus gastos a menos do que zero, você está limitado pelo quanto dinheiro sai do seu bolso uma vez que você não tem mais nada, esse conselho é inútil. Os ricos nunca reduzem seus gastos abaixo do que consideram necessário, e se precisam de mais dinheiro disponível, eles procuram maneiras de gerar mais. Não há limite para o quanto dinheiro você pode ganhar, mas há um limite para o quanto você pode gastar.

Livrar-se das dívidas

É sabido que a pessoa comum tem dificuldades com dívidas. Na verdade, 79.3% de brasileiros já enfrentaram algum tipo de dívida persistente e 30% de inadimplentes, segundo dodos divulgados CNC (Confederação Nacional do comércio de Bens, Serviços e Turismo.) A mentalidade de "compre agora, pague depois" está profundamente enraizada na cultura. Se você está enfrentando desafios financeiros para se libertar das dívidas, isso deve ser uma prioridade. Isso é o oposto do que os ricos fazem. Observando os prósperos, você perceberá que eles raramente usam seu próprio dinheiro. Afinal, por que usar seu próprio dinheiro quando você pode aproveitar o dinheiro dos outros, também conhecido como dívida? É assim que os ricos ampliam sua riqueza de maneira exponencial. A dívida é uma ferramenta financeira excepcional que pode torná-lo extraordinariamente rico ou extremamente empobrecido. Mas se você é como eu, que não compreende bem esta dinâmica, então é melhor evitar se envolver.

Renda Passiva

A renda passiva é o jeito mais devagar de construir riqueza. É assim: a renda passiva gera dinheiro para você quando você já tem uma quantia considerável. Vamos fingir que você é um escritor famoso. Seus livros vendem muitas cópias todos os meses, e você recebe um dinheiro extra por cada cópia vendida. Isso é renda passiva. Mas tem um detalhe, você só consegue fazer isso quando já tem bastante dinheiro para começar. A maioria das pessoas acha que renda passiva é incrível, e é uma das coisas mais buscadas na internet. Mas olha só, você não fica rico apenas com renda passiva. Você fica rico quando tem partes de empresas que crescem com o tempo, como se você fosse dono de uma parte delas. As pessoas ricas não estão por aí procurando maneiras de conseguir só renda passiva, mas sim jeitos de ganhar mais partes de empresas, o que é chamado de patrimônio. Isso é o que realmente faz a diferença para a riqueza ao longo do tempo.

Sair da sua zona de conforto.

Certamente, você já escutou isso diversas vezes. Se você almeja crescimento e prosperidade, é crucial sair da sua zona de conforto. No entanto, essa regra nem sempre se aplica aos ricos. Enquanto essa zona de conforto para muitos é o próprio sofá, os prósperos frequentemente permanecem nela. Eles reconhecem que focar em suas habilidades distintas e aprimorar suas especialidades leva a um sucesso mais elevado e a oportunidades frutíferas. A verdade é que sair da zona de conforto para os ricos pode, por vezes, resultar em distrações inúteis ou na diluição de suas competências. Para eles, as palavras de ouro são resultados previsíveis. Eles canalizam seus esforços para que esses números se acumulem a seu favor. A realidade é que não há motivo para tornar as coisas mais complicadas do que precisam ser. Em vez de forçar mudanças drásticas, os ricos maximizam o que já dominam, e isso é um conselho valioso que você pode aproveitar.

Conclusão

Exploramos conselhos valiosos que as pessoas ricas frequentemente oferecem, ainda que nem sempre os sigam à risca. Ao navegar por essas orientações, é vital perceber que a aplicabilidade varia conforme o contexto individual e as circunstâncias. A educação, por exemplo, permanece como uma base sólida para muitos, proporcionando um caminho seguro para o futuro. No entanto, integrar essas orientações sábias à sua própria jornada financeira requer discernimento. Assimilar o melhor de cada conselho enquanto considera seu contexto específico é a chave para trilhar um caminho próspero e sustentável.