Publicado em

Bitcoin

Autores
  • avatar
    Name
    Rodrigo Peixoto
    Twitter

Sabendo o que é exatamente Bitcoin:

Introdução

Para a maioria das pessoas, o Bitcoin pode parecer um conceito financeiro feito em um universo paralelo. Sim, é um conceito complexo, para aqueles que pensam que dinheiro é emitido apenas por governos, mas não significa que seja impossível aprendê-lo. Quando você pensa sobre isso, muitas pessoas começaram sem nenhuma ideia sobre bitcoins e como funcionavam. Mas olhe para eles agora, eles provavelmente estão "seguros" em relação ao futuro. Antes de falar sobre bitcoin quero apresentar a Blockchain, que é um livro de registro de contabilidade publico compartilhado uma tecnologia que surgiu junto com a criptomoeda bitcoin, no ano 2008 na crise econômica mundial e bolha imobiliário, o bitcoin nasceu para prevenir o gasto duplo dos valores e aumentar a confiança das transações financeiras levado o para a internet, de forma descentralizado. Satoshi Nakamoto o suposto criador do bitcoin ou o grupo, a verdade é que ninguém sabe, criou uma moeda com as características do ouro, no ambiente digital, os dados podem ser copiados, alterados e trocados. O Blockchain elimina as duas primeiras características, com essa tecnologia eu posso na pratica fazer um transação para qualquer pessoa de qualquer lugar no mundo a qualquer horário sem um intermediário, de maneira segura e transparente, Blockchain e bitcoin são coisas diferentes, a tecnologia precisou nascer para que o bitcoin precisasse existir. Com o Blockchain nasceram outras criptomoeda que gerou outras possibilidades de uso, como validação de documentos, contratos e troca de ações, comercialização de músicas, filmes, rastreamento de remessas e até mesmos votos. O Bitcoin é executado em uma rede global de computadores e cada transação é compilada em novos blocos que são então conectados ao último bloco no blockchain. E os mineradores de bitcoins são os mantenedores do livro-razão que trabalham duro para registrar transações e extrair esses bitcoins.

A popularidade do bitcoin

O mundo testemunhou um enorme crescimento em praticamente todas as esferas da vida. Ele deve seus avanços aos grandes intelectuais cujo auxílio está na solução de problemas humanos práticos.

Uma invenção digna de nota é a recente introdução de moedas digitais globais que usam um sistema de contabilidade pública para pagamentos, investimentos e outras formas de transações. Essas transações agora estão sendo realizadas com facilidade e sem quaisquer restrições. É uma transição revolucionária da moeda metálica gravada para os papéis impressos e, agora, para o reinado das moedas digitais. Essas moedas digitais incluem Bitcoin, Ethereum, Litecoin, etc. e são categoricamente chamadas de criptomoedas.

O Bitcoin está abrindo caminho no mundo das moedas digitais. Talvez porque tenha se tornado amplamente aceito por pessoas de todas as partes. Os líderes mundiais com economias mais fortes estão começando a ver o enorme potencial que reside no poder dos Bitcoins. Embora tenham medo de que criptomoedas descentralizadas possam resultar em atividades subvertidas com transações impossíveis de rastrear, eles também viram o risco mínimo envolvido em usá-las. O Bitcoin pode ser emitido em denominações fracionárias, que são Bits e Satoshi. Um bit representa a unidade comum usada para designar uma subunidade de um Bitcoin. Estima-se que 1000000 bits é igual a 1 bitcoin. Esta unidade é usada como pequenas denominações no mundo Bitcoin. Estima-se que 1bits é igual a 0,00000100 Bitcoin e a menor unidade é o Satoshi, com 1 Satoshi igual a 0,00000001 bitcoin. Se você é novo no mundo da criptomoeda, existem maneiras de configurar sua conta Bitcoin e fazer sua primeira compra. Você também pode ganhá-lo por serviços prestados, mercadorias vendidas e mineração em nuvem individual, além de piscinas de mineração em grande escala que requerem hardware sofisticado.

Configurar sua conta Bitcoin é simples. Alguns dos sites que oferecem esse serviço são chamadas de Exchange, são plataformas de negociação, basta visitar os sites, preencher as informações necessárias e criar um endereço peculiar a essa carteira. Este endereço será necessário para que todas as transações sejam feitas online. Existem também carteiras off-line, geralmente chamadas de carteira fria. Uma carteira fria é relativamente mais segura para armazenar seu Bitcoin. No entanto, é necessário que o computador esteja altamente protegido contra vírus e intrusos que podem hackear seu Bitcoin. Depois de comprar ou ganhar seu Bitcoin, você pode investir ou simplesmente armazená-lo em sua carteira. A volatilidade das criptomoeda está fazendo que muita gente fique atento às tendências de mercado e venda seu Bitcoin em troca de moeda fiduciária de sua escolha para obter lucro, mas meu conselho é que pense sempre a longo prazo. Se ainda parecer um pouco confuso, não se preocupe. Continue lendo e o orientaremos em cada etapa do processo.

O que é Bitcoin?

Bitcoin é um tipo de moeda digital produzida e mantida eletronicamente. Eles não são emitidos como papéis impressos, como dólares, ienes, euros e libras. Eles estão cada vez mais sendo produzidos por pessoas, empresas e empresas que administram computadores em todo o mundo, usando softwares que resolvem problemas matemáticos. As transações de Bitcoin são enviadas de pessoas para pessoas sem um terceiro, como o sistema bancário centralizado convencional. Em outras palavras, opera em um sistema descentralizado, sem governo, órgão regulador, empresa ou indivíduo com controle exclusivo sobre ele. Portanto, todas as transações são ponto a ponto.

Sistema bancário:

No sistema bancário atual, uma transação acontece com intermediario de uma ou mais bancos e como é realizado entre ou contas associados a um CPF, esse processo é regulado por um banco central.

Sistema Bitcoin:

Com o Bitcoin, uma carteira publica transfere recursos a outra carteira pública via blockchain sem qualquer vinculação a identificação civil e sem qualquer supervisão de um orgão monerário, em outras palavras você é seu próprio banco.

Todas as transações realizadas são absolutamente transparentes. As cópias do livro-razão eletrônico são reservadas em uma rede distribuída de computadores hospedados na web sem nenhum ponto único de falha. A tecnologia por trás disso é Blockchain, que está se tornando rapidamente bem aceita em todo o mundo. A mineração de Bitcoin é difícil e, do jeito que está, a demanda por ele é muito alta, portanto, sua taxa de câmbio está aumentando rapidamente. É uma moeda que tem apenas menos de uma década, mas ganhou mais relevância do que as moedas fiduciárias impressas. Isso se deve ao valor que criou em tão pouco tempo de sua existência. Bitcoin usa a sigla BTC como sua unidade. Bitcoin e outras moedas digitais como Ethereum e The-Billion-Coin também se enquadram na categoria monetária conhecida como criptomoedas. Eles também são baseados em provas de trabalho.

O que é Criptomoeda?

Criptomoeda é um termo geral usado para descrever moedas digitais criadas para permitir o meio de troca usando criptografia. Isso garante a segurança de todas as transações realizadas, bem como controla as transferências e criação de unidades adicionais. Bitcoin é a primeira criptomoeda descentralizada criada. Esta criptomoeda descentralizada é baseada na proposição de um desenvolvedor de software chamado Satoshi Nakamoto. Ele propôs que fosse produzida uma moeda para sistema de pagamento eletrônico, independentemente de qualquer autoridade central, transferível eletronicamente com baixa taxa de transação e facilidade. Sua ideia deu frutos quando o Bitcoin foi criado em 2009. Hoje, as menores unidades de Bitcoin são chamadas de Satoshis.

investimentos em Criptomoedas

Investir em bitcoins altamente voláteis e outras criptomoedas é um negócio arriscado. Essas moedas são todas eletrônicas por natureza e, portanto, não têm presença física. Eles nem mesmo têm valor intrínseco. No entanto, ninguém pode negar que agora mesmo essas criptomoedas são extremamente valiosas e aqueles que investiram nos primeiros dias e mantiveram seus investimentos estão vivendo uma vida de luxo, mas não se iluda pense no bitcoin especificamnete como uma reserva de valor.

  1. Prepare-se para a volatilidade

É basicamente um dado adquirido para as criptomoedas que serão extremamente voláteis. Em um minuto, o preço está em 5 dígitos, e no próximo está em 4 ou mesmo 3 dígitos! É absolutamente imprevisível e, se você não levar a sério sua volatilidade, poderá ter muitos problemas. Você pode entrar em pânico e vender sua criptografia para minimizar sua perda.

  1. Prossiga com Cuidado

Faça sua pesquisa antes de começar a investir em bitcoins e outras criptomoedas. Quando você está lidando com dinheiro ganho com dificuldade, não quer perder tudo em um dia. Você está investindo para ter lucro em algum momento no futuro. Obrigatório estudar em que você está investindo seu dinheiro.

  1. Atenção em Diversificar seu portfólio

Não coloque todos os ovos na mesma cesta, é um conselho razoável de investidores, por assim dizer, mas eu invisto apenas em bitcoins, pelo menos no início, agora, se você estudou o suficiente e está seguro em investir em outras criptomoedas, bem como em ativos tradicionais, como ações, títulos e fundos mútuos. Pelo menos, se os preços do bitcoin caírem, você não ficará totalmente no vermelho, mas é comum quando o bitcoin perde valor, puxar todas as outras. Entre tanto, penso no Bitcoin como uma reserva de valor para se proteger do sistema.

  1. Armazene suas moedas em carteiras frias

Investir é um jogo de longo prazo e não é aconselhável manter suas criptomoedas em carteiras online, como a carteira da bolsa ou mesmo a carteira de aplicativos móveis. Mantenha suas chaves privadas em carteiras frias, como carteiras de papel ou de hardware, pois elas não estão conectadas à Internet. Você pode manter pequenas quantias em suas carteiras online, mas a maior parte de seus investimentos deve ser offline.

O que é tecnologia Blockchain

Blockchain é a tecnologia que torna o Bitcoin e outras criptomoedas muito seguras. É um banco de dados de código aberto e distribuído que é armazenado em nós ou computadores na rede. Quando novas transações ou blocos são adicionados ao blockchain, ele se atualiza automaticamente.

Aqui estão 5 fatos muito interessantes sobre essa tecnologia ultramoderna.

  1. É à prova de adulteração

Depois que uma entrada for adicionada ao blockchain, será quase impossível removê-la ou alterá-la posteriormente. Se você quiser alterar uma entrada, terá que alterar basicamente todas as transações que vieram depois dela. Fazer isso é matematicamente impossível, então mesmo os fraudadores geniais teriam que procurar outro lugar para roubar bitcoins sem muito esforço. Ser à prova de falsificação também é o motivo pelo qual os pagamentos de bitcoin são finais e irreversíveis.

  1. É 100% transparente

Qualquer pessoa com acesso ao blockchain pode ver todas as transações que já ocorreram no passado. Você pode até procurar o primeiro bloco (bloco 0) que foi extraído pelo fundador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto, em 2009. Este bloco de gênese continha a mensagem “The Times 03 / Jan / 2009 Chancellor on brink of second bailout for banks.” (The Times 03/Jan/2009 Chanceler à beira de segundo resgate aos bancos.).

  1. A tecnologia blockchain não está limitada a criptomoedas

Muitas startups diferentes começaram a experimentar a implementação da tecnologia blockchain em vários setores. Um exemplo é a Ethereum com sua tecnologia de contratos inteligentes que basicamente roda em blockchain. Como o blockchain é descentralizado, duas partes podem fazer transações entre si sem a necessidade dos serviços de um intermediário. Isso não apenas economiza dinheiro, mas também economiza muito tempo e conflitos.

  1. Blockchain ainda pode ser melhorado

Embora essa tecnologia tenha definitivamente melhorado a vida de muitas pessoas, ela ainda pode ser melhorada. Por um lado, com o passar do tempo, o blockchain crescerá para várias centenas de gigabytes de dados. Isso causará muitos problemas de largura de banda e armazenamento em computadores pessoais. Esperemos que as mentes mais brilhantes do espaço criptográfico possam encontrar uma solução para essa situação em breve.

Descentralização

Na arquitetura descentralizada os computadores são os próprios servidores da aplicação (serviço ou recurso a ser compartilhado), o que se assemelha à arquitetura ponto a ponto. Entretanto, diferentemente do que ocorre na arquitetura ponto a ponto. Essa é a arquitetura utilizada pelas plataformas baseadas em Blockchain. Aplicações que funcionam sobre esse tipo de plataforma são chamadas de dApps (do inglês, Decentralized Application). Uma das principais vantagens ao utilizar esse tipo de arquitetura é a de que não há uma entidade que controle sua aplicação, como tipicamenteocorre nas arquiteturas cliente-servidor. Ao contrário da moeda fiduciária, o Bitcoin não é controlado por nenhum banco ou governo. Nenhuma entidade controla ou regula a rede Bitcoin, nem mesmo seu fundador Satoshi Nakamoto. Sem uma entidade controladora, os bitcoins são tecnicamente à prova de inflação, pois ninguém pode desvalorizar seu preço manipulando seu fornecimento. Apenas 21 milhões de bitcoins serão extraídos ou criados, ao contrário da moeda fiduciária, que é impressa quando o governo considera adequado imprimir mais dinheiro.